Hoje vamos dar alguma dicas práticas de como a empresa ou o empresário deve se comportar ao ser notificado do início de uma ação fiscal e quais os melhores procedimentos a serem adotados para que tudo corra bem durante a auditoria fiscal.

1) Centralizar todo o atendimento ao fiscal em uma única pessoa (e que não seja o dono da empresa!)

2) Conferir o período e documentos exigidos pelo Mandado de Procedimento Fiscal – MPF

3) Todos os documentos devem ser solicitados por escrito e serem entregue com protocolo assinado pelo fiscal

4) Observar os prazos legais para guarda de livros, arquivos digitais e documentos obrigatórios

5) Acima de tudo MANTER A CALMA! Afinal de contas, ele é um funcionário público que é remunerado com o dinheiro dos SEUS impostos e, portanto, deve tratar você e sua empresa com todo o respeito!

Além disso, é muito importante que todo o trabalho de fiscalização seja acompanhado pelo jurídico da empresa, que deve analisar ANTES, toda a documentação a ser entregue ao agente fiscal.

Espero ter ajudado! Direto do país da fiscalização!

Related Articles

Share

About Author

Empreendedor, obstinado, estudioso do mundo dos negócios, advogado de formação, empresário por paixão, brasileiro por escolha! Crítico direto das injustiças e absurdos pelos quais os brasileiros tem de passar em razão de nossa histórica maldita e de nossa ausência de cultura econômica.

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>